
Universidade Federal Fluminense
Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
Simulação de Procedimentos - Monitoria
A evolução cirúrgica e novas descobertas tecnológicas ajudaram a enfermagem avançar na assistência perioperatória, incentivando inclusive, cuidados de prevenção e reabilitação.
A partir da atuação na monitoria do estágio teório-prático da disciplina Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso II (ESAI II), observou-se a dificuldade técnico-científica no momento da realização de alguns procedimentos perioperatórios, associados a ansiedade e a insegurança, por parte dos alunos. Estas lacunas são fatores relevantes na segurança do paciente e simular procedimentos de enfermagem realizados nos cuidados perioperatórios, baseados na teoria, promovem maior segurança em relação ao procedimento no momento da execução.
Com isso esse projeto de monitoria tem como objetivo Identificar as dificuldades técnico científicas em procedimentos inerentes à enfermagem cirúrgica e implementar simulação de procedimentos de enfermagem realizados nos cuidados perioperatórios, com os alunos que atuam no Hospital Universitário Antônio Pedro, setor do Centro Cirúrgico e Clinica Cirúrgica Feminina prestando assistência supervisionada pelo docente, nos pacientes no período pré e pós-operatório.
Trabalho desenvolvido pela monitora da disciplina de ESAI II, Marina Einstoss, em 2016.
