
Universidade Federal Fluminense
Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
Cuidados Pós-operatório
O cuidado pós-operatório começa quando o paciente chega à unidade de recuperação pós-anestésica (RPA), continuando quando passa para a unidade de quarto, unidade de clínica cirúrgica, áreas de cuidados críticos ou domicilio.
Esses cuidados procuram minimizar complicações por meio da detecção precoce e o pronto tratamento da condição, como dor pós operatória, oxigenação inadequada ou outros efeitos fisiológicos.
Durante a fase pós operatória, a princípio, o enfermeiro é o responsável pela investigação da condição física do paciente e pelo monitoramento das mudanças que ocorrem durante o processo de recuperação. Estabilizada a condição do paciente, o cuidado de enfermagem focaliza-se no retorno do paciente a um nível de bem-estar funcional, o mais breve possível, dentro das limitações criadas pela cirurgia.
A velocidade da recuperação do paciente depende da eficiência com que o enfermeiro é capaz de antecipar complicações potenciais, iniciar as medidas preventivas e de apoio necessárias, bem como envolver a família do paciente no processo de recuperação. Facilitar a comunicação entre o paciente, família e membros da equipe de saúde também é responsabilidade do enfermeiro.
Quando o paciente recebe alta após a cirurgia, o enfermeiro tem como responsabilidade ajudá-lo, bem como a família, explicando as instruções no formulário da alta para que sejam resolvidas as questões de ordem prática em casa. As áreas a serem debatidas incluem: Alimentação; Eliminações intestinais; Cuidado de feridas; Retomada de atividades sexuais; Retorno das atividades cotidianas; uso das medicações.
* O plano de cuidado de cada paciente precisa ser individualizado para que o seu bem-estar melhore e a independência seja maxima.
Referência Bibliográfica: Springhouse. As melhores práticas de enfermagem. Ed. Artmed, 2010
Procedimentos e cuidados pós-operatório
Trabalho de Monitoria desenvolvido pela ex monitora da disciplina de ESAI II, Lyvia Figueiredo, em 2015.
